domingo, 20 de janeiro de 2013

As Bodas de Caná The Wedding Feast at Cana









"Quodcumque dixerit vobis, facite!"
"Fazei o que ele vos disser!"

Estes são as  últimas palavras da Maria, registradas na Bíblia. 
Elas são sob a forma de um comando; são simples e diretas.  


The Marriage Feast at Cana, by Jan Vermeyen



Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 2, 1-11

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". 4Jesus respondeu-lhe: "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou". 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser". 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!" 11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.



The Marriage Feast at Cana (detail) Tintoretto  1561 Venice



*A terceira manifestação de Cristo é a sua presença na festa do casamento em Caná, especialmente na forma milagrosa em que ele transformou a água em vinho. A Igreja sempre viu uma estreita ligação entre estes três mistérios da vida de Cristo. O segmento que os une é o conceito de casamento entre Deus eo homem:


The Marriage Feast at Cana Jacopo Robusti  Tintoretto  1561 Venice

 Deus une-se ao homem com um laço nupcial e indissolúvel na encarnação de Seu Filho Unigênito. Nas palavras de Santo Agostinho, "a palavra é o noivo, a carne humana é a noiva" (homilia Oitava sobre o Evangelho de São João). A união conjugal entre homem e mulher adquire assim uma grandeza e beleza sobrenatural, precisamente porque ela se torna uma preciosa imagem da união entre Deus e sua criatura humana e, por esta razão, constitui uma fonte perene de esperança e alegria.



The Marriage Feast at Cana Bartolomeu Esteban Murillo


É precisamente a alegria do casamento que sentimos irradiar a partir desta passagem do Evangelho. "Ah, esse milagre doce! Não era tristeza dos homens, mas a sua alegria. 
 Cristo os visitou, fez Seu primeiro milagre para ajudar a alegria dos homens .... 

"Aquele que ama os homens ama as suas alegrias, também." 


The Marriage Feast at Cana Sebastiano Ricci Nelson-Atkins Museum of Art Kansas City

Cristo quis afirmar com a sua presença na festa do casamento em Caná que ele próprio "é o autor do matrimônio" (Santo Agostinho, Homilia 9 sobre o Evangelho de São João), e, portanto, ele expressa através de seus atos as palavras que ele fala com os lábios em outras partes do Evangelho, ou seja, o que, portanto, Deus uniu, o homem não separe 
 (Mt 19:6).



The Marriage Feast at Cana David Gerard 1550

Uma compreensão errada de liberdade, que rejeita entrar em um relacionamento ao longo da vida, porque esses compromissos são uma causa de sofrimento e, portanto, são considerados em conflito com a liberdade.
 Eis o que diz o Papa Bento XVI:
"Recusa do homem para fazer qualquer compromisso está se tornando cada vez mais generalizada, como resultado de uma falsa compreensão de liberdade e auto-realização, bem como o desejo de escapar do sofrimento - significa que o homem permanece fechado em si mesmo e mantém o seu "eu" em última análise, para si mesmo, sem realmente subir acima dele. No entanto, apenas no dom de si, o homem encontra a si mesmo, e só abrindo-se ao outro, aos outros, à criança, à família, apenas por se deixar ser alterado por meio do sofrimento, ele consegue descobrir a amplitude da sua humanidade."



The Marriage Feast at Cana  (detail) David Gerard 1550



[...]como explica o Papa Bento XVI "A defesa da família é defesa do próprio homem. E torna-se claro que, quando Deus é negado, a dignidade humana também desaparece. Quem defende Deus está defendendo o homem. "
Devemos recorrer a Maria para superar esses erros; vamos correr para ela, ela que destrói erro em sua adesão humilde à verdade divina. Vamos rezar para que a Santa Mãe de Deus continue a revelar-nos uma humanidade verdadeira e autêntica, que consiste no pleno assentimento do homem para a lei natural escrita por Deus em nossos corpos. Vamos seguir o seu conselho amoroso para obedecer a seu Filho em tudo, colocando em prática suas palavras, fazer o que Ele vos disser (Jo 2:5).
*Fr. Basil Nixen, O.S.B.


The Marriage Feast at Cana  (detail) David Gerard 1550

**Muitos níveis de interpretação têm existido por esta história O casamento em Caná é um Evangelho simbólico. É uma maneira de ver a história como uma descrição do contraste entre o que Jesus estava prestes a oferecer e a inadequação do judaísmo. De acordo com este ponto de vista, o judaísmo havia se esgotado, secado ou esvaziado. O vinho finamente fermentado do cristianismo estava prestes a suplantar a água comum do judaísmo.

The Marriage Feast at Cana

Uma segunda interpretação, muitas vezes considera a alegria que caracteriza o Reino emergente de Deus. Jesus teve a oportunidade de anunciar-se às pessoas reunidas pela felicidade da união de duas vidas. Revelação do Senhor acabou por ser uma festa dentro de uma festa, uma celebração dentro de uma celebração, um casamento dentro de um casamento. Esta perspectiva se baseia firmemente na tradição judaica, onde os casamentos são momentos sagrados.

                                        
    The Wedding at Cana   Paolo Veronesse  1562 Louvre

Talvez o mais profundo significado mostra como o "cronos" tempo, pode ser transformado em um evento de "kairos".Jesus estava esperando um momento introdutório que ele pudesse identificar e controlar. Em vez disso, a sua "hora" veio sobre ele inesperadamente, sendo pressionado pelas circunstâncias e por sua mãe persistente!
Jesus dá nova vida a estas núpcias de Caná. Ele não fornece vinhos excelentes no início, quando os paladares são nítidos, mas quando o banquete de casamento está em pleno andamento! 

     The Wedding at Cana  (após a restauração) Paolo Veronesse  1562 Louvre

Muitas vezes em nossa vida individual e da comunidade, em nossas paróquias, de vários ministérios e vidas diárias, nos simplesmente nos arrastarmos ao longo do dia a dia, vivendo com um sentimento de monotonia, desesperança ou peso. 
Estamos presos em um "cronos" tempo, e não podemos ver como Deus quer romper os momentos simples da vida e transformar a nossa existência e a nossa história em algo extraordinário. O Senhor convida-nos a deixá-lo  preencher as estruturas e frascos de nossa existência com o vinho novo de sua presença. Quando ouvimos o Senhor e fazemos o que ele nos diz, a normalidade da nossa vida se torna extraordinária, os frascos vazios de água ficam cheios de vinho novo, e nos literalmente tornamos a festa um para o outro.


  The Wedding at Cana  Paolo Veronesse  1562 Louvre Paris France

O que acontece em todos os casamentos acontece na festa de casamento em Caná. Ela começa com entusiasmo e alegria (simbolizada pelo vinho), mas o entusiasmo inicial, como o vinho em Caná, vem a diminuir com o passar do tempo. Então as coisas são feitas não por amor e com alegria, mas por força do hábito e da rotina. Ela desce sobre a família, se não tivermos cuidado, como uma nuvem de tristeza e tédio. De tais casais deve ser tristemente dito: "Eles não têm mais vinho!"


 The Wedding at Cana (detail antes da restauração)  Paolo Veronesse  1562 Louvre

História de João do casamento em Caná nos convida a considerar seriamente se pensamos que o dono da festa, que dá o comando: "Enchei as talhas de água" pode fazer novas todas as coisas em nossas próprias vidas. Uma hora vem - o kairós se apresenta - na intersecção de planos frustrados e abertura para o Divino. Caná nos ensina que o Messias do mundo teve de ajustar sua agenda, quando os eventos tomaram um rumo surpreendente. A história do evento de Jesus  demonstra sua flexibilidade espiritual.



 Como pode o nosso "cronos" tempo de ser transformado em "Kairos" - um verdadeiro momento de descoberta e de esperança, de promessa e possibilidade de novo?

"Jesus dá um sinal, em que ele proclama sua hora, a hora da festa de casamento, a hora da união entre Deus e o homem."


The Wedding at Cana (detail após a restauração)  Paolo Veronesse  1562 Louvre

Quando ouvimos o Senhor e fazemos o que ele nos diz, a normalidade da nossa vida se torna extraordinária, os jarros de água vazios ficam cheios de vinho novo, nossos momentos Cronos são transformados em momentos kairos, e nos tornamos a festa um para  outro.

     The Wedding at Cana (detail)  Paolo Veronesse  1562 Louvre

Mudando a água em vinho nas bodas de Caná foi o primeiro milagre de Jesus. Naquele momento, ele transformou-se assim: de um estudioso anônimo Galileu para o homem que seria o Messias.
A história não é tão simples como parece.
Caná, onde Jesus realizou seu primeiro milagre em uma festa de casamento era uma aldeia,  de cerca de três dias de viagem a pé a partir do local onde João Batista estava pregando, e onde Jesus foi batizado. Foi a cena do primeiro milagre de Jesus.

    The Wedding at Cana (detail)  Paolo Veronesse  1562 Louvre



Um casamento em que Jesus, sua mãe Maria e os discípulos de Jesus foram convidados. Maria parece ter sido a razão para o convite: o texto do evangelho diz que Maria estava lá, e Jesus e alguns de seus discípulos também tinham sido convidados. Maria foi o convidada principal.
O casamento teria sido um evento animado. Foi um casamento de aldeia, assim todo mundo se conhecia. Infelizmente, não sabemos nada sobre a noiva e o noivo. Talvez eles eram parentes de Maria.







The Wedding at Cana (detail)  Paolo Veronesse  1'571-72 Dresden





The Marriage Feast at Cana Giusto di Menabuoi 14 sec.
Giusto de' Menabuoi, The Wedding at Cana, from the Baptistery frescoes, a very busy version of the same composition by Giotto in the Arena Chapel across town.

Esta história aconteceu no Oriente Médio, em uma família camponesa antiga.  Foi uma descortesia brutal e uma humilhação vergonhosa ter que admitir que não tinha fornecido vinho suficiente para os convidados que vieram para uma festa de casamento em sua casa.
Maria sabia disso muito bem. Ela pode até ter experimentado algo semelhante em sua própria vida, ou na vida dos habitantes de Nazaré. Ela foi imediatamente solícita para a situação de seu anfitrião, e queria ajudar de qualquer maneira que podia.


The Marriage Feast at Cana Turning the Water into Wine Karl Heindrich Bloch Dinamark

A primeira forma de ajudar era, obviamente, de ser discreto. Quanto menos as pessoas sabiam sobre o dilema, o melhor.
O segundo foi para remediar a situação. Maria se aproximou de Jesus. Ajuda-los, ela disse.
A questão é: por que ela fez isso? Ela sabia que seu filho era extraordinário, mas por que ela achou que ele poderia resolver isso? Será que ela tinha uma consciência intuitiva  quem ele se tornaria? Ou do poder que ele tinha? E se ele tivesse esses poderes, por que ele recusaria? " O meu tempo ainda não chegou. "
Maria pode ter sido apenas levando seu filho para fazer algo para ajudar nesta crise - como a obtenção de mais vinho de alguém ou de alguma casa próxima. Pode ser que os hóspedes, especialmente se eles eram amigos íntimos e familiares, trouxeram comida e bebida para complementar o que o anfitrião tinha fornecido.


The Marriage Feast at Cana Leandro Bassano 1579 Museo Nacional del Prado, Madrid

Ela simplesmente disse aos servos para fazer o que Jesus lhes dizer.
Havia seis talhas de pedra grandes próximas. Estes eram usados ​​para lavagem cerimonial - pedra não absorve as impurezas como a argila, e assim talhas de pedra foram usados ​​para armazenar água, que foi necessária para a lavagem ritual antes de uma refeição. Eles estavam aparentemente vazias, a água neles já era utilizada pelos muitos convidados.
Jesus disse aos servos para encher seis talhas de pedra cheias de água, e eles fizeram isso. Então disse-lhes para colher um pouco da água e levá-lo para o homem encarregado do casamento. Isso também foi feito.


The Marriage Feast at Cana Maria Intercessora Orthodox Icon

 O mordomo provou a água, agora transformada em vinho, ele ficou impressionado - não com o milagre, porque ele não sabia sobre isso, mas pela qualidade do vinho.
 Foi no terceiro dia do casamento, e as pessoas estavam bebendo por três dias inteiros . Normalmente, o anfitrião providenciava o melhor vinho para ser colocado em primeiro lugar, nessa fase, quando as pessoas foram sóbrias, e poderiam avaliar a qualidade do vinho
Agora parecia que este costume foi ignorado. Em vez disso, o mordomo provou vinho de alta qualidade, algo que ele não esperava  nesta hora da festa de casamento.Se ele descobriu a verdade, nós não sabemos.

É nesse momento que Jesus pela primeira vez permite que as pessoas ao seu redor possam ver o que ele realmente é: o Messias, tão esperado.

Ele é o vinho, o futuro prometido.


The Marriage Feast at Cana

É na aldeia de Caná. Há discordância quanto ao local onde estava Caná. Era uma vila situada na  pequena colina. Mas só João menciona Caná (nesta e em algumas outras ocasiões). Ela não é mencionada em nenhum outro lugar nas Escrituras


The Marriage Feast at Cana Hieronymus Bosch 16e

É um casamento. Nós não sabemos de quem o casamento era.
 Havia uma tradição entre alguns na idade média que o noivo era São João  - o mesmo. Baseou-se a tradição  na Apochrypha e as histórias contadas no Jacobus Voragine.
Algumas pinturas dos artistas flamengos estão  baseadas na lenda de que o noivo foi São João.


The Marriage Feast at Cana


Bodas de Canaá  Fernando Galego




Como todos os casamentos rurais que costumavam ocorrer no Mediterrâneo, o casamento não foi uma ocasião calma ou privada. Foi uma ocasião pública e comunitária em que toda a aldeia e as famílias inteiras e amigos foram convidados.
Casamento na Terra Santa foi comemorado durante uma semana inteira. Muito vinho foi consumido.

The Marriage Feast at Cana Giotto di Bondone  Capela Scrovegni 14e

The Marriage Feast at CanaGiotto di Bondone(detail)  Capela Scrovegni 14e


A falta de de vinho teria sido um desastre pessoal para os cônjuges e de suas famílias. . Seria sempre  lembrado. O início do casamento teria sido assim  desfavorável.



The Marriage Feast at Cana Ruttilio 1620 Priv. Coll.

De acordo com a interpretação dos autores cristãos, o milagre de Caná também tem um profundo significado eucarístico. Realizar este milagre perto da hora da festa da Páscoa judaica (cf. Jo 2:13), Jesus, como ele fez na multiplicação dos pães (cf. Jo 6:04), mostra a sua intenção de preparar o verdadeiro banquete pascal, a Eucaristia .Seu desejo no casamento em Caná parece ser acentuado ainda mais pela presença do vinho, que alude ao sangue da Nova Aliança, e pelo contexto de um banquete. "
    (Beato Papa João Paulo II, Audiência geral, quarta - feira 5 de março, 1997)



The Wedding at Cana  Paolo Veronesse  1562 Louvre

"As Bodas de Caná", detalhe do servo com jarra de água, de  Veronesse, no momento quando o mordomo provou a água, agora transformada em vinho, ele ficou impressionado - não com o milagre, porque ele não sabia sobre isso, mas pela qualidade do vinho.

The Wedding at Cana  gato e vaso  (detail) Paolo Veronesse 1562 Louvre


The Wedding at Cana  Paolo Veronesse (detail) 1562 Louvre




The Marriage Feast at Cana Nicolás Correa  México

Maria teve um papel importante no que aconteceu em Cana. Sem ela o "sinal" grande não teria ocorrido. Ela é o instigador da primeira manifestação pública de  ministério de Cristo.  É neste incidente que temos  gravadas as palavras autênticas de Maria.
"Eles não têm mais vinho". "Fazei o que ele vos disser."


The Marriage Feast at Cana Julius von Carolsfeld Shnorr 1819 Kunsthalle, Hamburg


Papa Bento XVI usou as palavras para fazer uma exortação: "Maria disse aos servos para recorrer a Jesus e deu-lhes uma ordem precisa:" Fazei o que Ele vos disser "(Jo 2:5)  Estas palavras, as últimas a ser faladas por Maria, como registrado nos Evangelhos, como se fosse,um testamento espiritual dela, fazei, - e vocês terão sempre a alegria da festa!
Jesus é o vinho da festa "
    (Discurso do Papa Bento XVI. Em Ancona, Itália Setembro de 2011)




The Marriage Feast at Cana

No entanto, há algo de muito perturbador numa parte da narração.
Não gostamos da maneira que Cristo fala a Maria, sua mãe
nós não gostamos da forma como ele se dirige a ela:" ". 
Por que ele não diz:" Mulher Mãe "...?
No entanto, nós gostamos muito menos o Jesus em Caná, em seguida, diz a Maria: "Mulher, que tenho eu a ver com você? Minha hora ainda não chegou "(Jo 2:4). Queremos objetar: você tem muito a ver com ela! Foi Maria quem lhe deu a carne eo sangue, que lhe deu o seu corpo, e não apenas o seu corpo: com o "sim" que subiu das profundezas do seu coração, ela aborrecê-lo em seu ventre e com o amor de mãe que ela te deu a vida e introduziu-lhe a comunidade do povo de Israel. "
    (Papa Bento XVI, Homilia de segunda-feira, 11 de setembro, 2006)





The Marriage Feast at Cana  Jacoppo Tintoretto 1545

Maria é plenamente humana. Cristo é totalmente humano e totalmente divino. 
O ministério público de Cristo, transformou a sua relação com sua mãe.



 The Marriage Feast at Cana in Gallilee Vasili Nesterenko


Jesus se alegrava conosco!



The Marriage Feast at Cana in Gallilee John Swanson

A presença da "mãe de Jesus" é mencionada no início da história: ela tem um papel de destaque no desenrolar da narrativa. Maria parece ter sido convidada a estar presente em seu próprio direito, e não com "Jesus e seus discípulos" (2:1-2), Jesus é inicialmente visto  presente como parte da família de sua mãe.
    No diálogo entre eles, quando o vinho acabar, Jesus parece à primeira vista recusar o pedido implícito de Maria, mas no final ele adere a ela. Esta leitura da narrativa, no entanto, deixa espaço para uma leitura mais profunda simbólica do evento.
    Nas palavras de Maria ", eles não têm mais vinho", João atribui a ela a expressão não tanto de uma deficiência nos preparativos para o casamento, a partir do desejo de salvação do povo da aliança integral, que têm água para purificação, mas a falta do vinho alegre do Reino messiânico.


 The Wedding at Cana Christ changes the Water into Wine Alexandre Master


Jesus não trata  Maria como "mãe", mas como "mulher" (cf. João 19:26). Jesus já não vê a sua relação com Maria simplesmente como um de parentesco terrestre.


 The Marriage Feast at Cana

A resposta de Maria, para instruir os funcionários para "fazer tudo o que ele vos disser" (2:5), é inesperado, ela não é responsável pela festa (cf. 2:8).
    Seu papel inicial como a mãe de Jesus mudou radicalmente. Ela própria é agora vista como uma crente dentro da comunidade messiânica. A partir deste momento, ela compromete-se totalmente com Messias e sua palavra. Um resultado do novo relacionamento, indicado pela mudança na ordem dos principais personagens no final da história: "Depois disso desceu a Cafarnaum, com sua mãe e seus irmãos e seus discípulos" (2:12).


 The Marriage Feast at Cana Juan de Flandes The Marriage Feast at Cana ca. 1500–1504 
The Metropolitan Museum, New York

    A narrativa Caná abre colocando Jesus no seio da família de Maria, sua mãe, a partir de agora, Maria é parte da "Companhia de Jesus", seu discípulo. Nessa leitura da passagem reflete o entendimento da Igreja do papel de Maria: ajudar os discípulos chegaram ao seu filho, Jesus Cristo, e para "fazer tudo o que ele vos disser."





Lavinia Fontana 
1552 - 1614
The Marriage Feast at Cana 
Oil on copper
26 1/4 by 14 3/4 in.; 66.5 by 37.5 cm.
Private collection

  A compreensão social da "mulher" também chama a Igreja constantemente para contemplar Cristo crucificado, e chama cada discípulo de cuidar da Igreja como mãe. Implícita aqui, talvez, é uma tipologia Maria-Eva: assim como a "mulher" primeiro foi tirado de Adão 'costela' (Gênesis 2:22, pleura LXX) e se tornou a mãe de todos os viventes (Gênesis 3:20), de modo que a "mulher" Maria é, em um nível espiritual, a mãe de todos os que ganham a vida verdadeira da água e do sangue que flui do lado (pleura grego, literalmente, "costela") de Cristo (19:34) e do Espírito que é soprado do seu sacrifício triunfante (19:30, 20:22, cf. 1 João 5:8).


 The Marriage Feast at Cana


The Water  jars at cana were made from stone

As talhas de pedra eram usadas ​​para lavagem cerimonial - pedra não absorve as impurezas como a argila, e assim talhas de pedra foram usadas ​​para armazenar água que foi necessária para a lavagem ritual antes de uma refeição.


 The Marriage Feast at Cana Bartolomeu Esteban Murillo


A Oração de Maria: "Vinum non habent"


 The Marriage Feast at Cana Gaetano Gandolfi



O primeiro milagre público de Jesus Cristo, abençoa com Sua presença os noivos, que pretendiam constituir um novo lar.
Ele quis mostrar os fundamentos da civilização cristã durante uma celebração de matrimônio, para mostrar a importância da família.
A família é a base, o esteio, o sustentáculo de uma sociedade bem constituída.
Ao longo da história da humanidade, assistimos à destruição de nações grandiosas por causa da dissolução dos costumes, a qual foi motivada pela corrupção moral da família.



The Marriage Feast at Cana Jan Steen 1676

Entre os camponeses da Galileia o vinho era um símbolo muito conhecido da alegria e do amor. Sabiam-no todos. Se na vida falta a alegria e a falta de amor, em que pode terminar a convivência? Maria não se engana. Jesus intervém para salvar a festa proporcionando vinho abundante e de excelente qualidade.
Este gesto de Jesus ajuda-nos a captar a orientação de toda a sua vida e o conteúdo fundamental do seu projeto do reino de Deus. Enquanto os dirigentes religiosos e os mestres da lei se preocupam com a religião, Jesus dedica-se a fazer mais humana e leve a vida das pessoas.




orthodox icon

Maria gestou Jesus para a sua vida pública assim como o havia posto no mundo, em Belém. De fato foi ela que fez com que Jesus realizasse o seu primeiro sinal, o sinal pelo qual a sua glória se manifestará. As palavras “Fazei tudo o que ele vos disser” nos fazem pensar nas que foram ditas no momento da Anunciação: “Faça-se comigo segundo a tua palavra!”. Mas não nos afastemos de João: em seu Evangelho não se falará novamente de Maria, a não ser ao pé da cruz.
 

 
Cyr Manuel Evgenikos 
(14th century)
Fragment of The Marriage Feast at Cana
Fresco
South transept, The Church of The Holy Saviour, Tsalendjikha, Georgia



Havia aí seis potes de pedra de uns cem litros cada um, que serviam para os ritos de purificação dos judeus.



"Aquele que ama os homens ama as suas alegrias, também."  
Jesus se alegrou conosco!



The Marriage Feast at Cana Duccio di Buoninsegna


Para os novos discípulos de Jesus que tinham vivido com o Batista anteriormente, era sem dúvida contrastante estar com seu novo Mestre numa festa de casamento!
João Batista vivia e pregava no deserto, vestia peles de camelo e comia gafanhotos e mel silvestre (Mc 1, 6). Suas palavras revelavam um Deus irado e exigente (Mt 3,7-10).
Agora a imagem de Jesus é totalmente diferente: é um Messias que partilha sorridente as alegrias do povo.
Desta maneira, o evangelista, desde o início da vida pública de Jesus, mostra o essencial que Ele veio nos revelar, uma nova imagem de Deus!

Não é o Deus temível do Batista, não é o Deus preso à lei dos fariseus (simbolizado nos potes de pedra), o Deus que Jesus revela é um Deus alegre, simples, terno, que celebra a vida.
 
Las Bodas de Caná Opus Dei Josemaria



 The Marriage Feast at Cana   Luca Giordano 1663 Napole


Eles nos ensinam qual é a atitude principal de um/a discípulo/a, permanecer junto com o Mestre, estar com Ele, segui-Lo, mesmo sem compreender tudo, porque é no caminhar juntos que o vamos conhecendo, sem conhecê-Lo plenamente.




The Marriage Feast at Cana Mattia Preti (detail)



Entra em cena Maria, trazendo no meio da festa a necessidade dos noivos: "Eles não têm mais vinho!".
Que necessidades Maria sinalizaria hoje, na festa da vida: "Eles não têm o que comer", "Eles trabalham como escravos", "Eles não têm moradia digna", "Eles não encontram sentido para sua vida"...



Mattia Preti 1613 - 1699
The Marriage at Cana
about 1655-60
Oil on canvas 
203.2 x 226 cm
The National Gallery, London



 The Marriage Feast at Cana


Maria teve um papel importante no que aconteceu em Cana. Sem ela o "sinal" grande não teria ocorrido Ela é o instigador da primeira manifestação pública do ministério de Cristo.
É neste incidente que temos gravadas palavras autênticas de Maria.
"Eles não têm mais vinho". "Fazei o que ele vos disser."


 The Marriage Feast at Cana



 O evangelista nos mostra uma característica nova de Jesus. Ele se deixa tocar e comover pelo sofrimento dos outros. Ele se apresenta como um Deus sensível e próximo. Que diferente do Deus inacessível e intocável dos fariseus e sacerdotes da Lei!



The Marriage Feast at Cana autor unknown Graeco - venetian school 1691




 The Marriage Feast at Cana John Chapter



Jesus não age sozinho, precisa da comunidade para fazer acontecer o novo: "Jesus disse aos que serviam: «Encham de água esses potes»".






 The Wedding Feast ao Cana 


The Marriage Feast at Cana  Luca Mombello




The Marriage Feast at Cana 


The Marriage Feast at Cana Quentin Varin 1618-20 Museé des Beaux  Arts Rennes



Panel depicting the filling of the water pots at the Miracle of Cana, 
Relief in ivory
Syrian
c. AD 650
The Victoria and Albert Museum, London


 The Marriage Feast at Cana  Procession  Procissão de Casamento



O MATRIMÔNIO

Em Israel praticava-se a poligamia. No tempo dos Juízes e dos Reis, um homem podia casar-se com tantas mulheres conseguisse sustentar.
Na época do Novo Testamento, era comum o homem ter apenas uma mulher, embora houvesse exceções. Era raríssimo um homem não casar-se e não existe palavra em hebraico para designar o solteiro.
A idade prevista na Lei para casar era de 13 anos para os rapazes e a partir dos 12 anos para as moças. Talvez por causa disso os casamentos eram combinados pelos pais.
Na época do Antigo Testamento, os casamentos geralmente ocorriam no mesmo clã. Era proibido o casamento com pessoas de outras nações, que adoravam outros deuses.
Em Israel, o matrimônio era questão mais civil que religiosa. No noivado, fazia-se um contrato perante duas testemunhas. Às vezes, o par trocava entre si um anel ou bracelete.
O noivado vinculava do mesmo modo que o casamento. Durante o período de espera do casamento, a moça continuava morando na casa paterna e o rapaz era dispensado do serviço militar.
Quando casava uma filha, o pai recebia uma importância em dinheiro (chamado mohar): o preço da moça. As vezes essa soma era substituída pelo trabalho do noivo. O mohar voltava à filha se o marido ou os pais falecessem.
O casamento se realizava quando o noivo acabava de construir a casa. Com seus amigos, dirigia-se à noite para a casa de sua noiva, que o esperava em vestes nupciais, com o rosto coberto por um véu e com as jóias dadas pelo noivo.
A cerimônia do casamento era simples. O véu era tirado do rosto da noiva e colocado no ombro do noivo. Depois o noivo e seus amigos conduziam a esposa para sua nova casa, onde se realizava o banquete de casamento.
Entre os israelitas, o marido podia divorciar-se de sua esposa. A esposa, porém, não tinha esse direito, mas em certas circunstâncias podia forçar o marido a pedir o divórcio.



 The Marriage Feast at Cana  Copta icon


O vinho que representa a alegria e o prazer mostrou-se inferior e insuficiente na primeira parte da festa. Isso aponta para os prazeres dessa vida que se comparados aos valores eternos ensinados por Jesus, são insuficientes para nos satisfazer por completo. O vinho produzido por Jesus é superior.



    The Wedding at Cana  Colmar France 15e


Ao transformar a água em vinho, Jesus inaugura um tempo novo, uma nova festa caracterizada pela generosidade e gratuidade de Deus que a faz possível.



    The Wedding at Cana Master of Catolic Kings


O primeiro sinal de Jesus é através do vinho novo, que permite a festa de casamento acontecer. No final da sua vida, Ele oferecerá de novo vinho, que é o seu próprio sangue que selará a aliança da humanidade com Deus para sempre.


mosaico  Transformando a Água em Vinho Bizancia

"A surpresa de Deus é a Alegria!"




                                                             As seis talhas de pedra

A superabundância da graça de Cristo é vista na quantidade de vinho.  Os seis potes de pedra - João fala de, em conjunto, detêm cerca de 150 litros, ou seja, sobre o quantidade de 800 garrafas. Superabundância tal é vista novamente na alimentação dos Cinco Mil.
Mas a Igreja Antiga viu um maior significado nas seis talhas de pedra. Arte cristã primitiva incide sobre estes: As talhas de pedra foram enchidos com água para ritos religiosos judaicos. A transformação da água em vinho era visto como a superação da antiga Lei pela Lei do Novo.


The Wedding at Cana Pedro de Orrente XVII th  century



Neste texto, o evangelista nos apresenta já o projeto de vida nova que Jesus traz, fazer acontecer a verdadeira festa da vida em abundância, na qual todos somos convidados a ser ativos  protagonistas.
A mesa está pronta, o banquete servido, o vinho oferecido, e o povo em aliança com Deus, caminha solidário com a humanidade sofrida na busca de continuar fazer a festa acontecer.


The Wedding at Cana Andrea Boscoli 1580-85 Galleria Uffizi Italy













Desposórios misteriosos 
do bem-aventurado São José
 com a puríssima Virgem Maria 




 Casamento da Virgem Sebastian Lopez de Artega 17th


The Marriage of the Virgin


Desposórios misteriosos do bem-aventurado São José com a puríssima Virgem Maria


The Marriage of the Virgin Philippe Champaigne 1644 Walace Collection London



The Marriage of the Virgin Vittore Carpaccio 1504 Pinakoteka Brera Milan


A Benção de AARÃO Cantada em HEBRAICO



Números 6:24-26
O SENHOR te abençõe e te guarde;
O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, 
e tenha misericórdia de ti;
O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. 




Santo Aarão
(séc. XIII A.C.)
Era porta-voz de seu irmão Moisés, que era gago e tinha dificuldade para se expressar em público. Foi escolhido por Deus para ser o primeiro Sumo Sacerdote dos hebreus. O livro do Eclesiástico, depois de falar de Moisés, refere-se a Aarão: "(Deus) exaltou seu irmão Aarão, semelhante a ele, da tribo de Levi. Fez com ele uma aliança eterna. Deu-lhe o sacerdócio do seu povo. E cumulou-o de felicidade e de glória" (45,7-8).


http://www.lepanto.com.br/Hagiog.html

Desposorios de la Virgen. 1720-22.  Seminario Mayor. Toledo. Miguel Jacinto Meléndez 


Desposórios misteriosos do bem-aventurado São José com a puríssima Virgem Maria 

 Spozalizio  Raffaello Sanzio 1504 Pinacoteca Brera Milan

Desposórios misteriosos do bem-aventurado São José 
com a puríssima Virgem Maria

Matrimonio della Virgine

Desposórios misteriosos do bem-aventurado São José com a puríssima Virgem Maria 


Gerard Seghers Casamento da Virgem 17th



Casamento da Virgem  Bartolomeo Esteban Murillo 17th






Referências:



BROWN, Raymond. La Comunidad del discípulo amado. Salamanca: Sígueme, 1983.
KONINGS, Johan. Espírito e Mensagem da liturgia dominical. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia, 1981.
SHUSAKU, Endo. Jesus. Santander: Sal Terrae, 1973.

SUSIN, Luiz Carlos. Jesus Filho de Deus e Filho de Maria. São Paulo: Paulinas, 1997.